segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Santa Maria Madalena, exemplo de amor, felicidade e liberdade


Nós, católicos residentes na cidade histórica de União dos Palmares, temos a graça concedida por Deus de estar sob a proteção desta que tanto amou Jesus. Por vezes, devido ao processo cultural no qual estamos inseridos, não percebemos o que isto significa, nem atentamos para a figura singularíssima desta santa mulher.

Dela, a escritura nos diz que Nosso Senhor expulsou sete demônios. A partir de então, foi ela uma das mais íntimas seguidoras do Cristo, permanecendo com Ele até a Cruz. A ela, ainda, segundo os testamentos dos evangelistas, Jesus apareceu em primeiro lugar depois da Sua Ressurreição.

Nestes dois acontecimentos, o exorcismo e a vida de intimidade com o Senhor, percebemos a necessidade íntima de cada um de nós, cristãos católicos. Eles estão de tal forma interligados que não acontecem isoladamente, mas, quando um se dá, o outro já lhe segue; poderíamos mesmo dizer que são duas partes de um mesmo todo. A proximidade com o Senhor, de fato, nos exorcisa; os nossos demônios que trazemos e, às vezes, até cultivamos, quando O vêem não O podem resistir. Os ódios, as mentiras, os pecados, as negligências, a mornidão, a raiva, a indiferença, o egoísmo, o medo e tantos outros que fazem parte desta "legião" (Mc 5,9), desta multiplicidade de vícios, são, ao contato com o Filho de Deus, destruídos e, uma vez esvaziados de tantos inimigos, nos é dado conhecer a liberdade. É então que se realiza o que Jesus nos disse: "conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (Jo 8,32). A liberdade é o efeito natural da Verdade, da mesma forma que, a escravidão é efeito do erro e do pecado. Estar com Jesus é ser livre!

A partir deste exorcismo, que é o mesmo que retirar o nosso coração de pedra (Ez 11,19), Cristo nos dá um coração de carne, retira-nos as escamas dos olhos (At 9,18), quer que sejamos curados (Mt 8,3), que vejamos (Mc 10,51-52). É então que, vendo-O, contemplando a Sua beleza infinita, ardemos de amor por Ele como Elias na caverna que se devorava de amor por Deus (1Rs 19,10). Uma vez que este ardor atinja o nosso coração, este já não será mais nosso: terá sido roubado pelo doce Sedutor. A chama do Amor divino estará, enfim, acesa (Lc 12,49) e poderemos gozar da verdade destas palavras: "Que a minha alegria esteja em vós e que a vossa alegria seja plena" (Jo 15,11).

É por isto que se diz que só o santo é feliz. E isto é verdade profunda!

Por este caminho bem aventurado, começamos a compreender um pouco melhor o mistério em que vivem estes que seguem Nosso Senhor de perto. Santa Maria Madalena já não nos aparece como alguém distante, mas como aquela que viveu profundamente este intimidade com o Cristo e, consequentemente, como alguém que encontrou o segredo da felicidade e do amor que não existem sem Deus. Por isso mesmo, por estar tão próxima dEle, ela pode pedir por nós, e, por ter amado tanto o Senhor, é, ao mesmo tempo, exemplo para os que desejam seguí-Lo mais de perto.

Confiamos, enfim, este espaço à sua proteção e lhe rogamos que interceda por nós para que a chama do amor divino se acenda na nossa alma.

Santa Maria Madalena, rogai por nós.

Fábio.

0 comentários:

Postar um comentário